quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

National NC183D

Estou começando a restauração de um rádio que há muitos anos eu gostaria de ter, trata-se no receptor de comunicações National NC183D, tenho um livro antigo com a propaganda desse equipamento e essa imagem ficou na minha cabeça até que um dia encontrei um desses a venda, não tive dúvida, resolvi abraçar a bronca. O rádio está original e com todas as válvulas, apenas o capacitor da fonte foi trocado e devido ao tamanho, colocado por baixo do chassi. O maior problema é a corrosão em algumas partes do chassi e no gabinete. Já tirei os botões para lavar e em breve removo o chassi, o ruim é que tem um maldito parafuso encravado( sempre tem um!) que se fixa ao gabinete.

O estado geral me deixou contente

muita oxidação no gabinete

Começando a restauração

 
Comecei recentemente a desmontagem e limpeza do NC183D. Devido ao tempo e a umidade seu gabinete estava muito enferrujado chegando a formar caminhos por debaixo da tinta, não tive outra escolha senão passar um removedor pastoso e depois muita lixa, feito isso passei solução anti ferrugem, o chassi também precisou de uma boa limpeza e desoxidação. Os botões deixei em um balde com água e sabão em pó para tirar a sujeira acumulada por tantos anos. Revisei as ligações do transformador, passei para 220v que é a minha rede local, troquei o capacitor de filtragem, coloquei um fusível e me atrevi a ligar o rádio usando um fone de ouvidos para não fazer muito barulho pois normalmente faço isso de madrugada. Apesar de muito ruído o rádio funcionou em ondas médias com relativa sensibilidade, é muito bonito ver seu mostrador iluminado, válvulas acesas e principalmente a cor da reguladora de voltagem OB2, mesmo só no chassi deu para ver que vai ser muito agradável ouvir ondas curtas com esse rádio!


Foi muito difícil tirar esse parafuso
 

A ferrugem criou vários "caminhos" debaixo da pintura.

Muita ferrugem desse lado

Removedor pastoso de pintura ajuda muito!


Gabinete lixado e limpo com escova de aço

Na "bancada" para os testes


Uma amostra da pintura
07/02/2011


 Pintei a caixa do rádio, eu ia mandar fazer a tinta e usar pistola e compressor,  mas por sorte achei a cor muito próxima a original em latas de spray, trata-se do grafite para rodas da Renner. Falta ainda pintar a tampa e a parte de baixo. Depois de bem seco vou prencher os baixos relevos que indicam os controles com tinta branca. Não resisti a colocar o chassi no lugar para ver como está ficando.

Mais algumas fotos
28/02/2011

Terminei a pintura da caixa e também das letras dos controles do rádio, tive problema com a serigrafia da parte frontal do mostrador, estou desenhando no corel para depois decidir uma forma de aplicar.






3 comentários:

  1. Pedro,
    Parabéns pelo seu blog, e pelo seu talento em restaurações de equipamentos, excelente.
    73
    Rei.

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  2. mbbento@yahoo.com.br5 de novembro de 2011 12:18

    Parabens pelo seu blog.gostei muito de suas restaurações seu blog e 10.mande email para mim Pedro.

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  3. Pedro, excelente restauraçaõ, gostaria de saber como tu faz o silk screen, vou precisar fazer no meu S-20R.

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